sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Gestão de Mídias Sociais como diferencial competitivo

Mais do que estar presente nas redes, agir com eficácia pode alavancar seus negócios. 


Hoje em dia o uso de mídias sociais já é extremamente comum em todo o mundo. No Brasil 85% dos brasileiros possuem perfis nestas redes, o que torna a presença de empresas - sejam elas de pequeno, médio ou grande porte-, fundamental. Mesmo assim, não basta estar presente, é preciso saber usá-las adequadamente para atingir resultados esperados. 

Gerenciar estes canais pode parecer simples, mas é muito mais complexo que aparenta ser à primeira vista, por isto, cresce a demanda de contratação de profissionais especializados na área, com conhecimentos em comunicação, publicidade e marketing. De acordo com algumas pesquisas, cerca de 34% têm formação em publicidade, 26% em jornalismo, aproximadamente 7% em relações públicas e apenas 5% em administração*. 

A atuação de forma adequada destes meios pode favorecer estratégias de relacionamento com o cliente, ajudar na construção da imagem do negócio, auxiliar a compreensão da reputação de determinada organização, aumentar o alcance de uma marca, auxiliar campanhas off line e colaborar com o atingimento de metas dos negócios da empresa. Embora as mídias sociais não sejam ainda um espaço mais adequado para vendas efetivamente, quando bem geridas podem sim auxiliar também neste quesito. 

Quando optar por contratar um profissional para gerir esta área, não esqueça de solicitar, acompanhar e compreender a mensuração dos resultados das ações desempenhadas por este ele, afinal, dados como taxas de cliques, visualizações, quantidade de acessos, posicionamentos adequados em pesquisas de busca, conteúdos relevantes geradores de acesso e feedbacks recebidos pelo seu público-alvo, além de tantos outros, por exemplo, podem ajudar muito no planejamento estratégico de ações de marketing e comunicação e assim impactar em suas vendas. 

 *Pesquisa realizada pelo professor Tarcízio Silva(entre os dias 5 e 22 de junho de 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário